Quem sou eu

Minha foto
Osasco, São Paulo, Brazil
Professora de Artes Visuais em construção. Apaixonada pelo que faço, pois amo trabalhar na educação. Trabalhei como professora de educação infantil e atualmente estou na rede estadual. Sou líder de departamento infantil, na Igreja Bíblica Memorial. Trabalho com crianças há mais de 10 anos, e sei que está é a razão que nos faz acreditar que o mundo tem jeito!!! Vamos semear a boa semente pois os frutos certamente virão!! E que seja a começar por mim...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

UMA DOR QUE NUNCA SE ACABA

SUPERANDO A DOR DE UMA GRANDE PERDA
Por Viviane Sampaio
Como superar a perda de uma pessoa querida? Existe uma forma melhor de enfrentar a morte? Como continuar a viver sem a pessoa que era o motivo do nosso viver?
Não sei, mas gostaria de saber. Só sei que a dor que sentimos quando perdemos alguém é a maior que podemos passar na vida. Não há nada mais doloroso que isso. Uma briga com o filho; uma discussão com a esposa ou um desentendimento com o amigo são problemas superáveis. Dependem apenas de tempo ou coragem suficiente de todos para reverem seus pontos de vista.
Já a morte não espera e nem quer negociar. Não obedece ao tempo e muito menos à consciência. Aparece quando menos esperamos e derrota toda a nossa esperança e fé na vida.
A morte entra de uma forma brutal na vida. Corrói o coração de uma pessoa e estraçalha seus sonhos. Aniquila sua força para viver e parece que vai quebrá-la por inteiro e destruí-la. É uma dor que não some. Pelo contrário, consome cada momento bom da vida. Sem a menor piedade e muito menos sem pedir licença. Uma dor gigantesca. Indescritível em palavras.
A impossibilidade de se conversar com a pessoa que faleceu, ouvir sua voz, saber sua opinião ou tocá-la é devastadora para aquele que ficou. Uma foto, uma música, um aroma ou um objeto bastam para lembrar o ente querido. A dor de sua ausência reaparece a cada instante e cada vez mais forte. É impossível parar essa dor. Ela sangra incessantemente dentro da pessoa.
Questionamentos acerca do sentido da vida aparecem e desolam familiares e amigos. A culpa também surge, pois é muito comum pensar que poderia ter sido feito mais para a pessoa viver. Portanto, é uma fase repleta de emoções tremendamente dolorosas sentidas cotidianamente. Em resumo, é o próprio inferno vivido na terra. É uma dor maior que a própria pessoa e que parece que vai matá-la. O que de certa forma seria um alívio para esta nesse momento terrivelmente doloroso.
Mas isso não é possível de acontecer sem ser de forma trágica. A vida continua e só há uma forma de salvação que eu acredito que possa diminuir tamanha dor. É preciso lutar para que o coração não se empedre para receber o amor daqueles que ficaram. A amargura provocada pela morte precisa ser superada, na medida do possível e aos poucos, pela alegria e doçura da vida.
De nada adianta negar, fugir ou sufocar a dor. Só existe um caminho para superá-la. Enfrentá-la! Com muita perseverança e força. Caso contrário, o pior pode acontecer: Morrer em vida. Tornar-se uma pessoa extremamente amarga, dura, sem brilho nos olhos e sem a capacidade de aproveitar verdadeiramente os bons momentos que a vida ainda pode lhe proporcionar.
Com boas intenções é comum que familiares e amigos evitem ouvir a dor daquele que ficou, pois não suportam em si mesmos a dor da perda ou acreditam ingenuamente que ao conseguirem evitar a lembrança da perda também evitarão o impacto da dor. Assim, preferem não tocar no assunto ou, pior, forçar uma alegria falsa. Neste contexto, a solidão assolapa o coração daquele que ficou e torna cada vez mais insuportável e dolorosa a sua vida.
É neste momento que a psicoterapia se torna fundamental, pois facilita o processo de elaboração do luto e torna a perda menos dolorosa.
Acredito que ao superar a dor da perda, a pessoa vive melhor. Mais livre. Passa a perceber como são preciosos cada momento que desfruta com as pessoas que são importantes em sua vida. Passa a não gastar mais energia com discussões irrelevantes. Desenvolve plena e total consciência de que a vida é valiosa demais para dar atenção para esses pormenores.
Portanto, não esperem que alguém querido morra para conseguirem dar valor para sua vida ou das pessoas que você ama. Viva bem a sua vida! Agora! Coragem! Mostre o seu amor a quem ama. Beije-os e abrace-os! Nada é mais prazeroso na vida do que isso.

sábado, 18 de junho de 2011

A LIÇÃO DA BORBOLETA
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. 
Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria desprotegidos. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. 
Nós nunca poderíamos voar...

MINHA MÃE TAMBÉM É ARTISTA!!!













quinta-feira, 16 de junho de 2011

ATIVIDADES PARA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO RECREIO NAS FÉRIAS 2011


FANTOCHE DE VARA
MATERIAL: PALITO DE CHURRASCO ENCAPADO COM FITA ADESIVA COLORIDA
PAPEL CARTÃO, PALITOS DE PICOLÉ ENCAPADOS COM FITA ADESIVA COLORIDA, LANTEJOULAS COLORIDAS, CANETINHAS HIDROGRAFICAS E COLA QUENTE.
                                                     JOGO DA MEMÓRIA EM E.V.A.

ESSE É UM TIPO DE BRINQUEDO MÁGICO...
DE UM LADO SE FAZ UM DESENHO...

                         E DO OUTRO O COMPLEMENTO. AO SE GIRAR A VARETA AOS NOSSOS                             OLHOS PARECE QUE O PASSARINHO ESTA DENTRO DA GAIOLA!!



CARA DE CAVALO FEITA EM PRATO DE PAPELÃO
                                            CENTOPÉIAS FEITAS COM BANDEJAS DE OVOS

                                      ESSE É DEMAIS, O EFEITO FICA MUITO LINDO!!!
RECORTA-SE UM CÍRCULO E FAZ-SE UM RECORTE EM ESPIRAL NO MEIO COLA O FORMATO  QUE QUIZER... ROSTINHO, CORAÇÃO, ETC...  FIXA-SE UM BARBANTE E ESTÁ PRONTO!!
UM BRINQUEDO EM ESPIRAL QUE TEM MUITO MOVIMENTO E GRAÇA!
PEIXE FEITO COM PRATO DE PAPELÃO, PODE SER USADO COMO FANTOCHE.
      ESSA RATINHA É LINDA, LINDA!!! FEITA COM PRATO DE PAPELÃO.
                                   COM PALITOS DE PICOLÉ PODEMOS FAZEER COISAS INCRÍVEIS...
                                   VEJAM ESSE PRESÉPIO... E O NOEL ENTÃO, FOFO!!
                                            MAIS UM BRINQUEDO EM ESPIRAL


                                                   7 A 10 PALITOS DE PICOLÉ/FITA ADESIVA/CANETINHAS HIDROGRÁFICAS/GIZ DE CERA/COLA GLITER PARA ACABAMENTO 
MODO DE FAZER: Fixar os palitos lado a lado, com a fita adesiva.  Com a canetinha  fazer  um desenho com tamanho proporcional e sem muitos detalhes. Pintar e dar os acabamentos, depois retirar a fita adesiva embaralhar os palitos e brincar a valer.


                      QUEBRA CABEÇA COM EMBALAGENS VAZIAS DE CREME DENTAL
 MATERIAL: 5 A 7 CAIXAS VAZIAS DE CREME DENTAL ENCAPADAS COM PAPEL ESPELHO
COLA BRANCA, CANETINHAS HIDROGRAFICAS, GIZ DE CERA OU LÁPIS DE COR, TESOURA E FITA ADESIVA.
1 DESENHO PROPORCIONAL AO NÚMERO DE CAIXAS, PARA SER COLADO SOBRE AS MESMAS.








                                 BONEQUINHA FEITA COM CAXINHA DE SABONETE

GALINHA COM PRATO DE PAPELÃO

FANTOCHES FEITOS COM PALITOS DE SORVETE
(VISCONDE)
MATERIAL: PALITOS DE SORVETE/TINTA ACRÍLICA OU GUACHE PARA PINTURA/CANETINHAS HIDROCOR/RETALHOS DE E.V.A /OLHINHOS MÓVEIS/TIRAS DE PAPEL CREPOM E COLA QUENTE
                                                (EMÍLIA)
                                         DETALHE PARA ENCAIXE DAS MAÕS ATRÁS- TIRA EM E.V.A.
                                              FANTOCHE JOANINHA
                                                   GATO DENGOSO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
MATERIAL: PALITOS DE SORVETE COLORIDOS/ RETALHOS DE E.V.A. PARA O ROSTINHO/ LÃ PARA O RABINHO E COLA QUENTE.
                                 



 GALINHA  FEITA  COM PRATO DE PAPELÃO
MATERIAL: PRATO DE PAPELÃO/ TINTA ACRILICA OU GUACHE PARA PINTURA/OLHINHOS MÓVEIS/COLA GLITER/TESOURA E COLA QUENTE.